O querosene de avião fica 3,7% mais barato, em média, a partir de setembro deste ano. A confirmação foi dada nesta semana pela Petrobras, mas ainda não há um dia exato para o preço, de fato, baixar.
No entanto, essa redução do preço é oficial e irá para as distribuidoras. Na prática, essa queda no preço do querosene de avião representa, em valores, R$ 0,13 por litro, em relação a agosto deste ano.
Por contrato, a Petrobras tem que revisar mensalmente os preços do combustível, já que está previsto no contrato da empresa. E essa queda é um reflexo do atual momento de condição do mercado, incluindo os custos de importação e até produção do combustível para aviões.
Preço do querosene de avião em queda no ano

Agora, essa redução do preço do querosene de avião em setembro não chega a ser uma novidade em 2025. Afinal de contas, o chamado QAV já teve uma redução de 3,9% desde janeiro, ou seja, R$ 0,14 por litro, quando comparado ao valor praticado em dezembro do ano passado.
Assim, é também um respiro para o setor aeroviário, que terá melhor margem de lucro, sem precisar repassar aumentos para o consumidor. Afinal de contas, o preço do combustível é um dos principais responsáveis pelo valor final da passagem e dos demais custos operacionais de uma aeronave.
Quanto ao repasse desse combustível de avião, a companhia estatal envia diretamente e exclusivamente para as distribuidoras. Por sua vez, as mesmas transferem para as companhias aéreas, que são as principais consumidoras do produto.
Agora, com a alta volatilidade do mercado global de energia, o menor preço do querosene alivia. E poderá evitar esse aumento das tarifas aéreas para o consumidor final, que nos últimos anos, principalmente após o período da pandemia da Covid-19, sentiu o aumento das passagens e dos custos gerais de uma viagem de avião.
Empresas de logísticas poderão se beneficiar
Essa redução do preço do querosene de avião irá, ainda, representar um impacto em terra. Por exemplo, as empresas de logística ou que fazem o chamado transporte executivo, serão diretamente beneficiadas.
Mas, sobre o preço desse combustível, é possível que a Petrobras produza e, também, importe o produto. Todo mês, logo nos primeiros dias, há um reajuste programado, tanto para mais quanto para menos.
Por fim, as empresas buscam também o equilíbrio financeiro, assim como a Petrobras, para manter a competitividade no mercado. Neste momento, o valor do querosene de avião está com o preço mais acessível.