Agricultura Nova Mutum

Chuva forte no mês de março provoca prejuízos para pequenos agricultores em Nova Mutum

Os produtores da Agricultura Familiar de Nova Mutum reclamam que muita umidade no solo, neste mês de Março de 2019, não contribui com o desenvolvimento das hortaliças cultivadas nas pequenas propriedades que abastecem o comércio local e os prejuízos aumentam nesta época do ano.

Nova Mutum é um dos principais produtores de soja do eixo da BR 163

O município de Nova Mutum é um dos principais produtores de soja do eixo da BR 163 que é composto por Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. A rodovia principal de escoamento da produção de grande escala é a BR 163 mas as estradas vicinais que servem de escoamento para a produção dos pequenos agricultores também são afetadas com as fortes chuvas nesta época do ano.

Para o Produtor rural Sr. Raimundo Honorato (59,) que tem uma barraca de verduras e hortaliças na Feira Municipal de Nova Mutum: “está havendo prejuízos em muitas propriedades da região porque a produção de alguns cultivares ficam prejudicadas com tanta chuva aumentando o custo para retirar o produto da propriedade. Finalizou

Para o consumidor alguns produtos deixam de chegar a mesa com qualidade e preço acessível. “Quando o produto falta no mercado ou chega em pequenas quantidades a tendência é que o aumento de preço acontece”. Comentou a consumidora Isaura Inácio de Souza, 46 anos.

Segundo o site climatempo.com.br a previsão do tempo na região de Nova Mutum – MT, é de mais chuvas e também sol forte no mês de março e só inicia a estiagem em meados do mês de abril.

Fonte: Clima Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.