Notícias a toda hora

Avenida Brasil ganha arborização e uma nova paisagem em Nova Mutum-MT

O Plantio de palmeiras imperiais é destaque numa avenida principal da cidade

Na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro ocorreu o plantio de palmeiras na Avenida Brasil  em Nova Mutum-MT sendo continuidade do Projeto de arborização do município através do empenho da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

De acordo com a assessoria técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Amanda Caneppele, ainda existia um espaço da Avenida Brasil que inicia na Avenida Seriemas e segue até a MT 249 que dá acesso ao município de São José do Rio Claro e também liga com a BR 163, sendo uma principal via de acesso e escoamento de grãos da região e que estava precisando ser finalizado o trabalho arborização.

No trecho que está sendo arborizado serão plantadas palmeiras da espécie imperial. Por ser uma planta de fácil manejo, crescimento e adaptação ao solo de Nova Mutum, as palmeiras imperiais crescem até 40 metros de altura e apresenta uma certa capacidade específica de reter umidade do solo suportando o período de seca na região que acontecem nos meses de maio a outubro de todos os anos.

A assessora técnica afirma também que as palmeiras imperiais foram produzidas no próprio viveiro municipal que é administrado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.

Como o projeto de urbanização elaborado pela prefeitura municipal da cidade de Nova Mutum conta com pistas de ciclismo e caminhada em quase todas as avenidas do trajeto urbano, a Avenida Brasil também será contemplada, no futuro, com uma obra de pista no canteiro central.

Por isso, Segundo a assessora técnica, a plantação das palmeiras já estão sendo organizadas de forma que o espaço destinado a pista de ciclismo e caminhada não sejam prejudicados.

Ainda segundo a assessora é necessário continuar com o trabalho de urbanização bem definido para esta cidade porque o município tem um potencial de crescimento que vem se destacando na região por ser um dos que mais produzem grãos de exportação para os grandes compradores da Europa.