O estágio é uma oportunidade de colocar em prática o que se aprende na faculdade, porém, tem regulamento diferente do trabalho convencional. Por exemplo, a carga horária diária tem que ser entre quatro e seis horas e, jamais, passar disso.
Em alguns casos, o valor do salário pago para quem faz estágio varia de carreira para carreira e de região para região. Assim, há casos em que estudantes de seis horas de estágio recebem salários e auxílios diferenciados.
Assim, há lugares onde o valor se aproxima de um salário-mínimo, como é o caso de São Paulo. Recentemente, a Câmara de Vereadores da capital paulista aprovou uma lei que paga R$ 1.346,25 para estagiários que trabalhem no poder público municipal. Mais que isso, ainda recebem R$ 25 de auxílio-alimentação por dia de estágio realizado o que faz com que seja diferenciado em relação ao restante do país.
Naturalmente, quem faz estágio de seis horas por dia tende a ganhar mais que aqueles que fazem quatro horas. Mas, como dito anteriormente, tudo isso pode variar de acordo com a região.
O que pode diferenciar o valor da bolsa no estágio?

A seguir, vamos mostrar alguns pontos importantes que podem impactar no valor da bolsa no estágio para que o salário seja diferenciado. Assim, também poderá buscar algo em que possa ter um perfil mais adequado:
Nível de formação
Naturalmente, os estudantes de ensino superior possuem mais chances de um salário diferenciado para um estágio de seis horas por dia. E, se tiver um curso técnico, também tem maiores possibilidades do que alguém que está apenas no ensino médio convencional.
Área de atuação
Outro ponto importante é a área de atuação, onde alguns cursos podem pagar mais que outros. Por exemplo, um estagiário em Direito, tem probabilidade de ganhar mais que um estagiário em comunicação social, até por conta da exigência do mercado.
Ainda assim, os especialistas sempre dizem que se deve fazer o que realmente gosta. O mercado é seletivo e atuar em uma área com a qual não tem afinidade, poderá comprometer a qualidade do serviço.
Região onde mora
Mais uma situação que impacta no valor do estágio é a região em que mora. Isso porque nos estados mais ricos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Santa Catarina, a condição financeira é melhor para as empresas.
Consequentemente, as chances de ter uma bolsa com valores mais atrativos também são maiores. Por outro lado, algumas grandes cidades desses estados possuem um custo de vida maior.
Tamanho da empresa
O tamanho da empresa também influi para o pagamento de salários diferenciados. Aliás, esse é um dos principais fatores, senão o principal, para garantir um valor acima da média.
Auxílios ‘inflam’ as bolsas dos estagiários
Agora, o que também se torna um importante diferencial na hora de pagamento do valor do estágio é o auxílio transporte e o auxílio alimentação. Esses valores não são computados como salários, mas podem fazer a diferença na hora do pagamento.
Afinal de contas, muitas empresas pagam esses auxílios, que são obrigatórios, em dinheiro. E isso se torna um complemento do salário, onde não há como fazer um controle rígido sobre como vai gastar.
Então, o candidato a um estágio de seis horas, ou até de outras cargas horárias, deve sempre se atentar a isso. Consequentemente, terá maior probabilidade de conseguir um pagamento acima da média e com valores diferenciados.
Por fim, se conseguir um destaque durante o período que poderá durar até dois anos, há chance de efetivação. Com isso, irá iniciar uma carreira profissional na mesma empresa onde fez o estágio e terá a chance de crescer ainda mais, já que estará adaptado àquele determinado ambiente.