Os concursos menos concorridos, naturalmente, oferecem mais oportunidade para quem sonha em passar e garantir uma vaga em emprego público. Mas, há o desafio de descobrir, ou ‘garimpar’ essas oportunidades que existem pelo país.
Além disso, o interessado em fazer um concurso público precisa sempre ficar atento aos editais e aos portais especializados no assunto. Assim, terá mais chance de conseguir uma oportunidade esperada e tentar passar na prova.
Um dos principais benefícios de um emprego no setor público é a estabilidade. Afinal de contas, após o período probatório, o aprovado não poderá mais ser demitido, exceto se cometer alguma infração administrativa muito grave.
Por outro lado, o maior desafio do concurso público é, justamente, a alta concorrência. Como muitos têm o mesmo sonho, a disputa por vagas é grande e a busca torna o acesso mais desafiador.
Como encontrar um concurso menos concorrido?

Mas, ainda é possível encontrar alguns concursos públicos onde a concorrência é menor. Para isso é importante seguir algumas ferramentas e técnicas, que o ajudarão a ter mais sorte, ou, melhor oportunidade.
A seguir, confira algumas dicas e tipos de concursos públicos que, ao menos na teoria, são menos concorridos. Além disso, é uma oportunidade de treinar para concursos futuros:
Prefeituras de cidades pequenas
Uma das principais estratégias para passar em concursos de baixa concorrência é ir atrás de cidades pequenas. Neste caso, a publicidade costuma ser menor, e a quantidade de candidatos também é menor, o que aumenta as chances.
Por outro lado, os salários também costumam ser menor que em grandes cidades, apesar da vantagem da estabilidade. E, muitas vezes, exigem ensino fundamental e médio, o que torna, ao menos na teoria, as provas mais fáceis.
Uma dica é sempre acessar sites oficiais de cidades pequenas nas quais tenha interesse. Por lá, sempre há publicação de editais de concursos, quando surgem e muitos acabam não sabendo.
Áreas específicas
Se for formado em uma área específica, também poderá ter maior chance de passar em concursos, desde que seja uma vaga para aquele cargo. Assim, o direcionamento é maior, reduz a concorrência e tem menos gente buscando uma oportunidade.
Além disso, essas vagas de cargos específicos costumam oferecer maiores salários. E, claro, tem a vantagem de proporcionar estabilidade no cargo, o que garante tranquilidade para o resto da vida profissional.
Cargos temporários
Há, ainda, os concursos públicos em que as vagas são temporárias, o que também costuma atrair menos candidatos. Um exemplo disso é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No caso, é uma chance de conseguir uma renda extra durante um determinado período.
Para quem está desempregado ou tem outra fonte de renda flexível, é sempre uma boa alternativa. E a possibilidade de conseguir passar é maior.
Insistência é uma aliada para ter sucesso
Os candidatos a cargos em concursos públicos costumam fazer várias provas para conseguir passar em uma. Isso é um processo parecido, por exemplo, com quem faz vestibular para alguma área mais concorrida.
Então, no caso de um concurso, essa estratégia também é válida. Assim, se não passar na primeira, poderá se preparar melhor e passar em outra vez que disputar.
Afinal de contas, estará mais experiente e com melhor noção de como fazer uma prova deste tipo. Embora seja difícil, é sempre uma esperança para tentar essa oportunidade de melhorar de vida.
Mas, um fator preponderante é o preparatório para passar na prova. Neste caso, o interessado precisa estudar, dedicar algumas horas do dia e ficar de olho no conteúdo programático. Embora não seja uma garantia de que irá passar nos concursos, ao menos é um diferencial em relação a quem não se preparou de forma adequada durante um determinado período.