Notícias a toda hora

Consultar o PIS pelo CPF de um modo fácil e rápido

Muitas pessoas tem direitos trabalhistas como o FGTS, seguro-desemprego e também abono salarial, para poder receber os benefícios destes programas é preciso informar o número do PIS. Só que o problema é que muitas não sabe na onde encontrar os precisos números. E por esse motivo resolvemos escrever este artigo para poder ajudar as pessoas que precisa consultar o PIS pelo CPF.

O que é o PIS e pra que ele serve?

O PIS é a cifra do Programa de Integração Social, ele é uma pequena contribuição social que as pequenas e grandes empresas realizam. O dinheiro que é coletado destas contribuições que essas empresas fazem, serve para financiar os pagamentos dos seguros desemprego e também o abono salarial. O PIS foi criado com o objetivo de transferir a renda para os trabalhadores que vivem na situação de baixa renda.

Muitas das vezes, ele é conhecido por outro tipo de nome como PIS/PASEP ou também NIT/PIS. Já o PASEP ele é outro tipo de programa chamado Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, que é um tipo de PIS mais destinado para os funcionários públicos. E o NIT, ou também chamado de Número de Identificação do Trabalhador, em breve ele vai estar substituindo o PIS/PASEP.

Como posso consultar o PIS pelo CPF?

Aqui vamos te ensinar o quanto que é fácil de fazer a consulta do PIS com o seu número de CPF. Então vamos lá? Primeiramente tenha o número do seu CPF em mãos ou que você já tenha decorado o seu número de CPF, fica melhor ainda. Para consultar o PIS pelo CPF, vamos utilizar o site Meu INSS. Este site conta com vários tipos de ferramentas para diversos serviços do governo.

Consultar o PIS pelo CPF
Imagem/Internet
  1. Entre no website Meu INSS
  2. Acesse o botão Entrar (que fica localizado canto superior do lado direito)
  3. Logo em seguida clique no botão Cadastre-se
  4. Preencha todos os dados que esta sendo solicitado no formulário do site (Nome Completo, data de nascimento, CPF, celular, e-mail, nome completo da mãe e também o estado em que mora)
  5. Em seguida Clique botão Próxima
  6. Logo após o sistema vai criar uma senha para você (é importante anotar esta senha em um local seguro).
  7. Para esta alterando a senha que foi criado pelo o sistema, Informe o seu CPF e a senha.
  8. Logo em seguida faça o login e faça a alteração da senha
  9. Agora faça o login novamente, já podendo utilizar a sua nova senha

Logo após todos esses processos, você já poderá estar consultando a numeração do seu PIS, e tudo isso sem muita dificuldade. Viu como é rápido e simples a consulta do número do PIS.

E também tem uma segunda opção para vê o número do seu PIS/PASEP. Sempre a empresa em que você trabalha ou já trabalhou, deixa anotado em algum lugar da sua Carteira de Trabalho o número do PIS/PASEP. Normalmente eles deixa esta anotação na última folha de anotação da sua Carteira de Trabalho.

O que é Abono salarial?

Muitas pessoas ficam com essa pergunta na cabeça. O que é Abono salarial?

Este benefício é direcionado para os trabalhadores que tem baixa renda. Você tem direto, por exemplo se você prestou serviço com a carteira assinada nos anos anteriores e recebeu a equivalente dois salários mínimo.

E além desse exemplo que foi mostrado logo acima, você também precisará ter:

  • Pelo menos 5 anos de cadastro no sistema do PIS/PASEP
  • Os Seus dados é coletado na RAIS 2018 e é feito o encaminhamento do mesmo para o Ministério do Trabalho já dentro do prazo estabelecido.

Gostou da nossa dica? Tem alguma dúvida? Que sim! Deixe a sua dúvida nos comentários logo abaixo, para que possamos estar respondendo e solucionando as suas dúvidas.

 

Consultar o PIS pelo CPF de um modo fácil e rápido
5 (100%) 2 votes
Carregando...