O Caixa TEM é uma conta da Caixa Econômica Federal, na versão digital, criado durante a pandemia da Covid-19. E o principal objetivo do aplicativo é usar para receber diversos benefícios sociais, como o antigo Auxílio Emergencial, que surgiu durante a maior crise sanitária dos tempos atuais.
No entanto, o Caixa TEM permaneceu após a pandemia e, hoje, diversos benefícios são pagos por ele. E, até mesmo pessoas com menos instrução, consegue o usar o programa. Até por conta da facilidade dele no dia a dia.
Inclusive, esse aplicativo conta com a importante vantagem de ser compatível com a maioria dos aparelhos celulares. E permite uma vasta diversidade de serviços, como saques, transferências, pagamentos de contas e consultas de extrato.
E tudo isso é de graça para o cidadão, que ajudou a tornar o aplicativo bastante popular. E que colocou a Caixa Econômica Federal, na prática, na era dos bancos digitais, com uma alternativa às contas convencionais, que ainda existem com força.
Quem tem nome sujo pode fazer empréstimo no Caixa TEM?

Entre outras coisas, o Caixa TEM oferece o serviço de empréstimo consignado e empréstimo em geral. Isso é uma boa oportunidade para os consumidores que estão endividados ou com poucos recursos naquele momento.
Inclusive, quem está com o ‘nome sujo’ também consegue fazer um empréstimo nesta funcionalidade. Assim, é uma importante oportunidade para quitar as dívidas anteriores e ganhar novo fôlego financeiro, se organizando de forma devida.
Assim, agora é possível conseguir um empréstimo com o Caixa TEM em um valor de até R$ 4.500. Embora não seja muito, ao menos já é um começo e uma boa oportunidade de se recuperar financeiramente.
Além disso, o consumidor tem a possibilidade de conseguir um valor que, normalmente, não conseguiria em outros bancos. Isso por conta do nome sujo, que é muitas vezes um impeditivo.
Outra funcionalidade importante para o Caixa TEM é a facilidade de uso e adaptação para PcD (Pessoa com Deficiência). Assim, o produto fica mais inclusivo e de mais fácil acesso para as pessoas.
Como fazer o empréstimo pelo Caixa TEM?
Para conseguir o empréstimo mesmo com o nome negativado, o cliente nem precisa sair de casa. Isso porque, pelo próprio aplicativo, é possível pedir o dinheiro.
Naturalmente, há uma análise de crédito, onde o banco ainda poderá negar o recurso, dependendo da situação. Os valores, segundo a Caixa, partem dos R$ 500 – valores menores também não são aceitos, de acordo com o regulamento.
No aplicativo do Caixa TEM, o interessado deve procurar a área de empréstimo e até simular. Assim, terá uma ideia de quanto poderá pegar e, até mesmo, uma simulação do valor das prestações.
Isso garante também maior confiabilidade para o cliente, que terá maior certeza se poderá ou não cumprir com o acordo. E é mais uma ferramenta para as pessoas de baixa renda.
Perigos dos empréstimos
Porém, o empréstimo bancário, segundo especialistas, deve ser feito com parcimônia, mesmo no aplicativo Caixa TEM. Isso porque, em muitos casos, acaba se criando uma nova dívida, onde poderá ter dificuldades em cumprir o acordo.
Até porque, se está com o nome sujo, é porque teve alguma dificuldade em pagar as contas anteriormente. Mas, se souber usar com bom senso, poderá quitar as dívidas antigas, se organizar e, até mesmo, poupar dinheiro.
E mais uma das vantagens deste aplicativo da Caixa Econômica Federal é a possibilidade de ter uma conta inteiramente gratuita. No caso, não precisa pagar taxa de manutenção, como nos demais bancos.
Enfim, o Caixa TEM surgiu e permanece com cunho social e de inclusão. E tende a crescer ainda mais nos próximos anos, atingindo mais usuários que procuram algum tipo de benefício social.